CINAGE Glossário

1º Assistente de Realização

A pessoa que realiza uma série de funções processuais para o realizador e para o director de produção. É o pivot do filme e nele assenta o bom andamento da rodagem. Entre as suas tarefas contam-se a calendarização das rodagens (mapa de rodagem), a procura de locais para rodar, a convocatória das pessoas para cada dia de rodagem (folha de serviço), a organização logística do trabalho no plateau, chamar os actores para o local adequado para filmar, manter a ordem no plateau, comunicar com os vários sectores técnicos, ensaiar figuração e ajudar o realizador a fazer evoluir as rodagens.

A arte da montagem

Montar é arte de pegar nos pedaços de filme rodado e transformá-los em algo atraente e perceptível. Tal como a linguagem escrita, a montagem tem uma estrutura a partir da qual se pode construir a história, logo, a linguagem visual. Esta linguagem engloba a compressão do tempo, etc. Contribui para transmitir o tema da história a ser contada.

Adereço de cena

Qualquer objecto móvel com peso dramatúrgico usado pelas personagens num “plateau” durante a rodagem de uma cena.

Adultos mais velhos

As pessoas, independentemente da sua idade biológica, que se encontram em situação de pós-reforma e pós-família, no sentido de que estão menos, ou já não estão, envolvidas numa carreira profissional ou tendo as grandes responsabilidades inerentes a criar uma família.

Andragogia

No séc. XVIII, o filósofo francês Nicolas de Condorcet defendeu que a educação deve ser para todos, incluindo os adultos.
O termo andragógico, em oposição à pedagogia, porém, foi inventado por Alexander Knapp, um professor de escola secundária alemã no séc. XIX. Em seguida, foi usado pelo Jornal de Educação de Adultos e por Malcolm Knowles (1913-1997) no seu trabalho de desenvolvimento de um sistema unificado de educação de adultos (The Meaning of Adult Education). A teoria da andragogia é baseada em premissas que a distinguem de pedagogia ou do método de ensino tradicional, mudando o foco do professor para o aluno, a aprendizagem auto-dirigida, a transformação de perspectivas, etc.

Aprendizagem

A competência aprendizagem prende-se com aquilo que é necessário para continuar a aprender numa idade mais avançada, de uma forma que seja relevante para essa faixa etária. Isto pode incluir aprendizagem formal e/ou informal e pode envolver uma vasta gama de possibilidades, incluindo as capacidades de aprendizagem e conhecimento. Os seniores aprendem algo criativo ou adquirem conhecimentos para usar novas tecnologias, tais como a designada e-tecnologia (computadores e internet).

Aprendizagem ao Longo da Vida

Esta é a busca contínua de aprendizagens, por razões pessoais ou profissionais, ao longo da vida e numa variedade de situações. Aprender pode ocorrer não só em contextos formais, mas também em grupos de aprendizagem não formal, por meio de interacções diárias e numa ampla gama de ambientes. O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida tem sido um programa de fundos europeus que tem apoiado a educação e a formação para todos os grupos etários em toda a Europa.

Aprendizagem baseada em Contexto / CBL

Refere-se ao uso da vida real e de exemplos fictícios criados em ambientes de aprendizagem, a fim de ensinar através da experiência real, prática, um assunto e não apenas das meras partes teóricas. O factor mais importante que influencia a aprendizagem é o envolvimento activo do aluno com o material. Logo, é preciso obtê-lo e ensinar por quaisquer métodos que mantenham este compromisso.

Aprendizagem baseada em Filme

Uma forma de aprendizagem que utiliza filmes e vídeos, como ferramentas de aprendizagem. O cinema pode ser um catalisador para a cura e crescimento para aqueles que estão abertos a aprender como os filmes afectam as pessoas e para assistirem a alguns filmes com consciência plena. O cinema permite usar as imagens, o enredo e a música, entre outras coisas, em filmes auto-reflexivos sobre a psique, visando a introspecção, a inspiração, a libertação emocional ou o alívio e a mudança. Ela pode, em particular, ajudar as pessoas mais velhas a aderirem a certos enredos e personagens do filme, aprendendo algo sobre si mesmos de forma mais profunda.

Aprendizagem e educação na velhice

O termo foi cunhado por Peter Jarvis juntamente com os participantes da conferência de 1995, em Ulm. Velhice refere-se a diferentes fases da vida e a diferentes grupos de pessoas mais velhas: trabalhadores idosos; pessoas prestes a reformarem-se; reformados que estão num processo dinâmico entre o trabalho, a reforma e a velhice; idosos nos cuidados institucionais; idosos genericamente dependentes de terceiros. Os decisores políticos designam as pessoas que estão nesta fase da vida como "pessoas mais velhas", "adultos idosos" e “seniores” ou, agora com menos frequência, "terceira idade".
Aprender é um processo de envolvimento com a experiência. A aprendizagem acontece se e quando o comportamento muda (actividade, pensamento, emoções, etc.). É o que as pessoas fazem quando querem dar sentido ao mundo. Pode envolver um aumento de capacidades, conhecimento ou compreensão, o aprofundamento de valores ou a capacidade de refletir. A aprendizagem efectiva levará à mudança, ao desenvolvimento e a um desejo de aprender mais.

Argumento final

A última versão escrita de um guião. É transposto para imagens e sons pelo realizador durante a rodagem.

Auto-atendimento

Isto significa cuidar da saúde pessoal e do bem-estar. Também pode incluir um estilo de vida saudável e estar activo fazendo coisas que são importantes para a pessoa em causa. Trata-se de se concentrar no que as pessoas mais velhas podem fazer e não o que elas não são capazes de fazer. Isto inclui a obtenção de apoio para ser capaz de se manter activo e viver de forma saudável.

Auto-avaliação

Em psicologia social, a auto-avaliação é o processo de olhar para si mesmo, a fim de avaliar os aspectos que são importantes para a nossa identidade. Anda de mãos dadas com a auto-verificação e o auto-aprimoramento. Sedikides (1993) sugere que a auto-avaliação leva as pessoas a procurar informações para confirmar o seu auto-conceito incerto. Ao mesmo tempo as pessoas usam auto-avaliação para melhorar a sua certeza relativamente ao seu próprio auto-conhecimento. No entanto, a auto-avaliação pode ser vista como muito diferente dos outros dois aspectos de auto-avaliação. Ao contrário desses factores, através da auto-avaliação, a pessoa está interessada na precisão da sua auto-visão atual, ao invés de a melhorar. Isto faz com que a auto-avaliação seja o único factor auto-avaliativo que pode causar danos na auto-estima de uma pessoa.

Autonomia

Autonomia na velhice significa ter ou manter a independência ou liberdade de acção, ao invés de ser tratado como dependente.

Capacitação

Capacitar as abordagens ao envelhecimento activo encoraja as pessoas mais idosas a desenhar e desenvolver as suas próprias capacidades de modo a tornar eficazes as suas escolhas existenciais, permitindo-lhes exercer a sua autonomia e poder de decisão em relação à sua vida e ao seu ambiente social. Os desafios sociais para capacitar idosos incluem as desigualdades económicas; por exemplo, no que diz respeito ao emprego, às pensões e prestações sociais de aprendizagem, ao apoio à saúde e às oportunidades de participação cívica.

Caracterização da personagem

O modo como a personagem é descrita e apresentada no ecrã. Inclui os seus atributos físicos, as respostas emocionais e as acções. Não confundir com o trabalho complexo de criar um aspecto físico para certas personagens através do recurso a elaboradas formas de maquilhagem, próteses e revestimentos em látex.

Cenário e Décor

Cenário é um local construído artificialmente para a acção de um filme, podendo transmitir a ideia de ser um sítio exterior ou interior. O termo “set” é uma abreviatura de “setting” (décor) e corresponde à localização abstracta de qualquer cena, seja natural ou artificialmente construída.

Chefe aderecista ou Assistente de plateau

O indivíduo responsável pela obtenção, alteração, ou construção de adereços e por garantir que eles estejam disponíveis sempre que necessário durante a produção do filme.

Chefe de Guarda -Roupa

A pessoa responsável por adquirir os trajes, trajes e os respectivos acessórios para a produção do filme antes de começar a filmagem e por mantê-las durante toda a rodagem.

Chefe de Produção

O indivíduo responsável pelos acordos comerciais diários para filmar. Faz os acordos para a obtenção do equipamento, dos locais, dos serviços de decoração e adereços, etc. Em suma, assegura o bom funcionamento do período de produção, garantindo que todos os elementos estão no lugar para cada dia. Também controla o orçamento durante o período de rodagem.

Chefe Decorador

O indivíduo que decora ou “ambienta” o décor com adereços, mobiliário e plantas.

Cidadania e Comunidade

Esta competência diz respeito ao que é necessário para ser um cidadão mais velho activo, participando em actividades que beneficiam o indivíduo e a sociedade. As actividades podem envolver trabalhos voluntários ou, eventualmente, alguma forma de emprego ou de trabalho remunerado; também pode ser relativo aos cuidados prestados a membros da família ou a outras pessoas da comunidade. O agregado para o qual cada indivíduo sénior contribui tanto pode ser a família, como um serviço local, o bairro, a cidade, a região, o país ou o mundo.

Claquette
(em inglês: marker)

Uma ardósia com um par de placas articuladas entre si que é filmada no início de cada cena, tanto para conter as informações técnicas (título do filme, cena, plano, take, etc.) como para, posteriormente, permitir a sincronização do com a imagem.

Competência

Esta palavra tem significados diferentes. Em relação ao envelhecimento activo, significa que é necessário que as pessoas idosas vivam e participem activamente no seio das suas respectivas comunidades e da sociedade. Embora a competência seja muitas vezes considerada em termos de capacidades, neste projecto há um nível de competência social, o que pode ser considerado, pelo menos, igualmente importante. Por exemplo, a competência "saúde" para o envelhecimento activo não só exige comportamentos individuais que promovam a saúde, mas também estruturas sociais, tais como os sistemas de saúde que apoiam os idosos a gerir a sua saúde.

Continuidade
(Raccord)

O fluxo contínuo de um filme, onde um plano se segue a outro plano e uma cena se segue a outra cena de uma forma compreensível e suave. A continuidade efectiva depende do controle adequado dos pormenores ao nível da direcção artística (guarda-roupa, decoração, adereços, etc.), dos diálogos e dos ruídos directos, da colocação da câmara e seus movimentos e escala de planos, da interpretação dos actores na relação com ela e com o espaço. Enfim, nenhum elemento deve sobressair de forma muito evidente ou será considerado um erro técnico.

Correcção de Cor

A correcção de cor garante que todas as imagens de uma mesma cena e o filme na sua globalidade mantenham a continuidade (raccord) e possuam boa qualidade técnica, nomeadamente ao nível da saturação de cores e da exposição. A correcção de cor pode oferecer soluções criativas para os problemas relacionados com a imagem, como seja o caso dos níveis de exposição, alterações de “set ups” de luz (transformar o dia em noite), etc. O colorista deve entender o efeito psicológico das cores, a fim de melhorar a narrativa do filme.

Demografia

Este é o estudo de populações humanas, usando estatísticas para analisar aspectos como o tamanho, o crescimento, a estrutura e a distribuição de grupos de pessoas. A análise demográfica pode ser aplicada a um determinado grupo populacional, tais como homens e mulheres com idade superior a 65 anos, e pode ter em conta as alterações ocorridas num espaço geográfico e ao longo do tempo, no que se refere às dimensões, tais como o nascimento, a morte, a migração e o envelhecimento da população.

Design de som
(concepção da banda sonora)

Desenho de sonoro é o processo de construção da identidade sónica do filme. Este processo envolve uma variedade de trabalhos, desde a criação dos ruídos de explosões ou acidentes de automóvel à arte de adicionar sons subtis que enriquecem os filmes. O desenho de som envolve a manipulação de áudio gravado previamente, como seja o caso de ruídos (sons intencionais) e dos diálogos. Em alguns casos, pode também envolver a composição ou a manipulação de áudio para criar o efeito desejado ou a atmosfera pretendida.

Direcção de produção

A pessoa trazida para elaborar o orçamento, e executá-lo. É a principal responsável pelos itens "below-the-line" da estimativa orçamento. Uma vez iniciada a pré-produção, a principal responsabilidade do director de produção é verificar que o filme não ultrapassa o orçamento. Esta pessoa prepara tabelas de despesas e tabelas de desvios, trabalhando de perto com o chefe de produção e o contabilista.

Discriminação etária

Um processo sistemático de estereótipos e discriminação contra as pessoas porque são velhas, tal como o racismo e o sexismo o são relativamente à cor da pele e ao género dos indivíduos.

Educação não formal

Educação como um processo permanente que permite o desenvolvimento contínuo de uma pessoa, quer como indivíduo, quer como membro da sociedade. Pode ter três formas diferentes:
Educação formal – o sistema educativo estruturado e normalmente fornecido ou apoiado pelo estado, sendo as instituições classificada de primárias ao superior, por ordem cronológica de funcionamento.
Educação informal – a aprendizagem que se faz na vida quotidiana e pode ser recebida na experiência diária, como a que vem da família, dos amigos, de grupos de pares, dos meios de comunicação social e de outras influências no ambiente de uma pessoa.
Educação não-formal – actividade educativa que está estruturada, tem metas e objectivos, mas segue um programa criado em conjunto com os participantes. Esta realiza-se fora do sistema formal.

Emocional

Esta competência prende-se com aquilo que é necessário para que as pessoas idosas mantenham sua autonomia e dignidade nas faixas etárias mais elevadas, e para serem capazes de se sentir no controle. É também significativa e prende-se com a manutenção das ligações sociais e emocionais, dos cuidados e do apoio, em casa e na comunidade

Envelhecimento

O envelhecimento é visto como um processo em curso desde o minuto em que nascemos; é composto por etapas de evolução e descentralização. É um processo ao longo da vida, que nos transporta do berço ao túmulo.

Envelhecimento Activo

A Organização Mundial de Saúde definiu o envelhecimento activo como um processo de cidadania plena, que envolve a criação de mais oportunidades de participação, segurança e uma maior qualidade de vida em cidadãos mais idosos. O envelhecimento activo pressupõe que os mais idosos sejam independentes nas suas actividades, tenham um contributo social relevante, possuam laços emocionais com terceiros, apoiem os outros e se adaptem eles próprios às limitações relacionadas com a idade, detenham capacidade de resistência, sejam praticantes do ócio criativo e de uma vida sexual na terceira idade, mantendo os valores próprios e afastando qualquer barreira à sua cidadania plena. Alguns aspectos, como a saúde e o bem-estar, podem ser vistos como uma forma de permitir um envelhecimento activo. Outros aspectos, tais como certas actividades de lazer criativo, voluntariado e trabalho remunerado são elementos fundamentais desse tipo de envelhecimento.

Envelhecimento da Sociedade

Todos os meses mais de um milhão de pessoas ultrapassam os 60 anos de idade. O mundo está a envelhecer rapidamente. O número de pessoas com idade acima de 65 anos vai duplicar, como uma proporção da população mundial de 7% em 2000 para 16% em 2050. Até lá, a população terá, pela primeira vez na história da humanidade, mais idosos do que crianças (com idade entre 0-14 anos).

Envelhecimento populacional

O envelhecimento populacional ocorre quando, numa população, o número de idosos (+65) é proporcionalmente mais elevado do que o número de cidadãos com idades compreendidas entre os 24 e os 64 anos. Este fenómeno ocorre quando a idade média de um país ou de uma região aumenta devido ao acréscimo da esperança de vida e/ou da diminuição da natalidade

Equipa

O grupo de pessoas envolvidas nalguma fase da realização de um filme, sobretudo a da rodagem, que é o núcleo duro de uma produção.

Filmagem

Todo o processo de colocar em filme as acções contidas no guião.

Finanças/Economia

Esta competência prende-se com aquilo que é necessário para os idosos terem segurança financeira para serem capazes de viver uma vida activa e significativa. Isto inclui ter um rendimento adequado durante toda a vida, oportunidades para continuar a trabalhar sem discriminação provocada pela idade, e uma protecção social adequada, incluindo pensões vitalícias e outras prestações.

Guarda-roupa

Os trajes e os respectivos acessórios usados pelos actores e figurantes num filme.

História da Vida

Vida passada, presente e futura podem ser englobadas numa narrativa (pessoas, eventos, sentimentos), possibilitando-nos compreender as conexões entre os diferentes impactos na nossa vida e as decisões tomadas, bem como o sermos mais ou menos activos na velhice.

Holística

Abordagens holísticas ao envelhecimento activo concentram-se positivamente sobre a importância da pessoa como um todo, incluindo os aspectos de natureza social, física e psicológica, em vez de separar as diferentes partes, como a saúde física apenas, ou uma particular condição limitante.

Ice breaker

Um “ice breaker” é uma actividade, um jogo, ou um evento que é usado para acolher e criar as melhores condições para a conversa entre os participantes de uma formação, sessão de “team building”, ou outro evento. Qualquer acção que exija que as pessoas interajam confortavelmente umas com as outras e com um facilitador é a oportunidade de “quebrar o gelo”.

Iluminação

A iluminação dos actores, da acção e a definição do aspecto global de um filme. A iluminação é um dos principais elementos na imagem em movimento e é basicamente responsável pelo facto de vermos todas as imagens no ecrã. A iluminação é responsável pela qualidade das imagens e também por muitos dos efeitos nos filmes dramáticos.

Inclusão digital

A inclusão digital para pessoas mais velhas é um aspecto da desigualdade social, pois elas têm dificuldade em aceder a tecnologias e usá-las (computadores e internet); encontram-se por isso em desvantagem e são marginalizadas e digital e socialmente excluídas. A inclusão digital envolve a supressão das barreiras financeiras e de outras, tais as barreiras de utilização que incluem capacidades e competências, factores sociais e apoio em curso.

Mapa de rodagem

O plano de filmagens para um único dia ou série de dias, o qual inclui as cenas a serem rodadas, a hora e o lugar da filmagem, a equipa técnica e artística, os equipamentos, os adereços, guarda-roupa, cabelos e maquilhagem. As cenas são frequentemente filmadas fora de ordem numérica, por razões de economia e conveniência.

Maquilhador

A pessoa responsável por aplicar maquilhagem nos actores, duplos de corpo e figurantes de um filme (pessoal artístico).

Maquilhagem

Aplicação de cosméticos no pessoal artístico, tornando-o assim adequado para o papel que cada um interpreta durante a rodagem de um filme.

Metáfora visual

Uma metáfora visual é uma imagem usada no lugar de ou em conjunto com outra para sugerir uma analogia entre as imagens ou fazer uma ligação entre elas.

Mise-en-Scène

Elementos de estilo visual relacionados com o tom emocional de um filme. Refere-se à composição do enquadramento – em relação com os objectos, as pessoas e os volumes: o jogo de luz e sombra; a paleta cromática; as posições e os movimentos de câmara; e o ponto de vista.

Montador

O montador é responsável pela forma como a história se desenrola e por captar a atenção do público. No cinema mais tradicional, garante que a história flui sem esforço do início ao fim, que cada imagem é cuidadosamente escolhida e montada numa série de cenas, que, por sua vez, são ligadas umas às outras para criar o filme acabado.

Montador de som

O montador de som é responsável pela seleção e montagem de gravações de som para o filme. A montagem de som desenvolveu-se a partir da necessidade de corrigir as gravações incompletas, sem potencial dramático, ou tecnicamente inferiores dos primeiros filmes falados. Ao longo das décadas tornou-se uma arte cinematográfica respeitada. Os montadores contribuem para os objectivos estéticos do cinema e apoiam a narrativa do filme.

Montagem final

Montagem final é o momento da montagem de um filme, em que a imagem se encontra concluída e aprovada. Segue-se a pós-produção do som.

Motivação

A motivação molda e incentiva o nosso comportamento. Ela pode ser intrínseca ou extrínseca. É uma unidade interna que activa o comportamento e lhe dá sentido. Ela engloba uma série de elementos como necessidades, aspirações, a disponibilidade para ser activo, emoções, conhecimentos, etc.

Multidimensional

O conceito de envelhecimento activo é multidimensional porque tem vários aspectos e várias competências são necessárias para o apoiar. Isto envolve ir para além do emprego e da produtividade; incluindo o voluntariado, a aprendizagem ao longo da vida e o lazer criativo. Assim se garante um relacionamento emocional, sustentando a escolha de viver de acordo com as próprias normas, a independência e a qualidade de vida, a luta contra a discriminação baseada na idade, incluindo as ligações intergeracionais. Diferentes competências do envelhecimento activo como a aprendizagem, a saúde e as emoções podem interagir de várias maneiras.

Narrativa

Contar histórias é a transmissão de acontecimentos em palavras e imagens, muitas vezes por improvisação ou embelezamento. Histórias ou narrativas foram partilhadas em cada cultura como um meio de entretenimento, educação, preservação cultural, sendo um meio de incutir valores morais. Elementos cruciais de histórias e narrativas incluem o enredo, as personagens e o ponto de vista da narrativa.

Narrativa Visual

Uma história contada, principalmente, por meio do uso de imagens. Requer uma compreensão do impacto e do poder da imagem como meio de comunicação, em vez do recurso aos diálogos.

O “look” do filme

O realizador trabalha em estreita colaboração com um director de fotografia, o cenógrafo e/ou chefe decorador e o figurinista e/ou chefe de guarda-roupa para criar uma paleta de cores que comunique a história do filme. O “look” do filme depende da natureza da narrativa e das temáticas que lhe estão subjacentes.

Operador de Câmara

A pessoa que trabalha com o Director de Fotografia e é directamente responsável pela operação da câmara durante as filmagens. Visualiza a cena através do visor do aparelho e certifica-se de que a imagem está bem enquadrada e corresponde ao que o realizador pretende.

Outras pessoas significativas

No âmbito da análise transaccional e segundo Eric Berne, as outras pessoas significativas são as que influenciaram a nossa vida e as decisões tomadas nos primeiros anos, permanecendo relevantes ao longo de toda a vida.

Perche

Microfone regulável: um braço telescópico, longo e móvel, com um microfone colocado na extremidade, o qual é mantido sobre a cabeça da personagem que fala, mas fora do enquadramento. A “perche” segue os actores e permite a captação de som síncrono durante as rodagens.

Percurso da Vida

Uma abordagem ao percurso de vida como forma de aprender sobre o envelhecimento activo salienta a importância de todas as idades e fases da vida e reconhece o contexto intergeracional em que os indivíduos vivem. Esta abordagem reconhece que o envelhecimento e a aprendizagem ocorrem dentro de um processo de vida ampla e que as experiências culturais ocorridas, cedo na vida, formam posteriores experiências, decisões e resultados. Uma abordagem ao percurso existencial também enfatiza que os eventos que são importantes para as pessoas na velhice podem não ser necessariamente os melhores classificados na ordem cronológica – a maioria dos acontecimentos recentes não são necessariamente os mais importantes.

Plano

O termo é por vezes definido como (1) o funcionamento ininterrupto único da câmara que resulta em uma acção contínua que vemos no ecrã e, por vezes, como (2) a acção contínua no ecrã resultante do que parece ser um único segmento de imagem. No entanto, o melhor é (1) como "take"e só (2) na forma de plano para preservar a sensação de continuidade e integridade que associamos ao termo.

Ponto de vista

(1) A posição dos espectadores em relação à perspectiva da câmara/realizador; (2) a representação de aspectos particulares da humanidade no ecrã (posicionamento ideológico); (3) a interpretação que o público faz do filme.

Pré-produção

A preparação para fazer um filme precede a filmagem. Inclui a selecção de elenco (casting), a contratação efectiva dos actores e do pessoal técnico, o aluguer dos locais, a concepção e construção dos cenários, etc.

Produção

Em ficção, corresponde às várias fases de colocar a história no filme após o planeamento da pré-produção e antes da pós-produção. Estas etapas incluem toda a preparação para filmar (por exemplo, a construção de cenários, a iluminação e os ensaios), bem como a própria filmagem. Quando o filme está "em produção" está realmente a ser feito.

Produção cinematográfica

O acto de fazer qualquer tipo de imagem cinematográfica em movimento. Inclui três grandes fases de trabalho: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Produtor

O trabalho do produtor é o de juntar tudo. O produtor pode dar início a um projeto ou ser contratado por uma casa produtora para produzir um projecto. O produtor contrata o realizador, os argumentistas e, ocasionalmente, os principais chefes de equipa que vão trabalhar no filme. O produtor define o orçamento, obtém financiadores (e capital para produzir o filme) e acompanha a produção desde a criação até à distribuição e à exibição.

Realizador

O realizador é a força criativa na produção de um filme e actua como a ligação crucial entre os chefes de equipa. Os realizadores são responsáveis por transpor criativamente o guião escrito do filme para imagens reais e sons que serão vistos e ouvidos no ecrã. Esta pessoa deve visualizar e definir o estilo e a estrutura do filme, agindo de seguida como um líder da equipa e um contador de histórias para trazer essa visão a bom porto.

Reflexão experiencial

A ideia de contemplar os outros para desenvolver a partir daí observações sobre a nossa própria experiência. Esta acaba por ser relevante para a experiência de terceiros, o que nos permite, por seu turno, perceber como os outros podem encarar a sua própria experiência.

Rushes
(em inglês: dailies)

O termo "rushes" refere-se ao material bruto que foi filmado em cada dia de rodagem e que é visionado diariamente para detectar a qualidade do produto feito e os erros a corrigir.

Saúde

Esta competência prende-se com aquilo que é necessário para que os idosos mantenham a sua saúde e o seu bem-estar na velhice. Saúde e bem-estar envolvem aspectos físicos, mentais e sociais. A qualidade dos serviços de saúde e apoio da população, o estilo de vida, as suas oportunidades para aceder a redes sociais, assistência social e segurança ambiental podem influenciar a saúde e o bem-estar.

Storyboard

Um conjunto de vinhetas em que uma sequência de desenhos ou imagens retrata as alterações significativas de acção e cenas de um filme.

Subtexto

O subtexto é o constituído pelos pensamentos e pelas motivações veladas das personagens e o que elas realmente pensam e acreditam. Um guião pode ser todo ele uma metáfora com um significado oculto. O subtexto é um conteúdo não anunciado explicitamente, mas depreendido nas entrelinhas.

Take/Vez

Uma filmagem ininterrupta de um plano. Normalmente várias “takes” são rodadas em cada “plano”; só a melhor figura na versão montada.

Tecnologia

Esta competência prende-se com aquilo que é necessário para as pessoas mais velhas terem acesso e serem capazes de usar a tecnologia para o envelhecimento activo (computadores, telemóveis e aplicações para redes sociais e para a comunicação e a aprendizagem online). Engloba também as tecnologias assistidas. Estas últimas podem incluir auxiliares de mobilidade e formas de equipamentos que auxiliam a obter apoio e cuidados.

Trabalho de Câmara

Parte da linguagem do cinema depende da compreensão que o espectador tenha relativamente à posição e movimento da câmara, à selecção de objectivas e à cobertura da cena em vários ângulos (planos). Estes aspectos são essenciais para todas as formas narrativas.

Velhice

É um período da vida. Velhice é também uma construção social, uma questão de acordo tácito em cada sociedade única.

Vida tardia

É um período de vida que pertence à segunda metade da vida, a qual começa em idades diferentes consoante os casos. Quando um indivíduo atinge a idade mediana num país, essa pessoa é considerada mais velha ou simplesmente velha.

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