Cinema Europeu e envelhecimento

Na sua proposta para o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida 2013, o projeto CINAGE identificou a necessidade de dar uma resposta aos desafios apresentados pelas rápidas mudanças demográficas e em TIC, a fim de garantir que os mais idosos sejam capazes de se empenhar ativamente na aprendizagem e em atividades cognitivamente estimulantes. Reconhecendo-se que a interface entre idade e cinema é um 'território fascinante ainda pouco explorado dentro da teoria de aprendizagem andragógica', um elemento central do programa inicial de pesquisa foi o de explorar a forma como o cinema Europeu contemporâneo retratou as seis competências. Esta pesquisa realizou-se em paralelo com a investigação sobre o envelhecimentio ativo e a aprendizagem, descrita em ‘envelhecimento ativo e aprendizagem para o envelhecimento ativo’.

Para se realizar esta pesquisa, cada parceiro estabeleceu um Grupo Focal que viu uma seleção de doze filmes Europeus com a intenção de selecionar os seis filmes finalistas, que integram o Relatório Final e o  currículo do curso CINAGE. Em cada um dos países da parceria, o trabalho dos Grupos Focais desenvolveu-se por vários meses, os filmes foram vistos individualmente e/ou em grupo e preencheram-se questionários sobre cada um dos filmes que relacionavam as experiências próprias de envelhecimento com os filmes selecionados.

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