Modelo de competências para o envelhecimento ativo

As seis competências para o envelhecimento ativo

As “competências” dependem tanto do modo como as sociedades e comunidades suportam o envelhecimento ativo, como das capacidades dos próprios indivíduos. As definições de competências abaixo indicadas resultam da síntese de várias leituras e não são atribuíveis a uma única fonte.

Aprendizagem

Consiste nas oportunidades de aprendizagem numa idade mais avançada, incluindo o autodidatismo, as oportunidade de atualização e desenvolvimento de capacidades, as oportunidades de aprendizagem criativa e a formação com novas tecnologias.

Cidadania e comunidade

Trata-se de ser um cidadão mais velho mas ainda ativo (senior citizen), que participa em atividades de voluntariado ou atividades remuneradas, para o bem-estar dos outros e da sociedade. A comunidade para a qual o indivíduo contribui pode ser familiar ou local, um bairro, cidade, região, nacional ou global. Esta atividade cívica pode também concorrer para a coesão intergeracional.

Saúde

Diz respeito à manutenção do bem-estar na velhice, nas suas componentes físicas, mentais e sociais. Estilo de vida, qualidade de serviços, oportunidades para contactos sociais, cuidados e segurança, são os vários aspetos que podem influenciar a saúde e o bem-estar geral.

Emocional

Trata-se da preservação da autonomia e da dignidade na velhice, desenvolvendo conexões sociais e emocionais significativas, que providenciem cuidados e apoio, no meio familiar ou na comunidade.

Finanças/Economia

Diz respeito a aspetos do contexto económico que tenham um impacto particular sobre o envelhecimento ativo e a segurança dos indivíduos idosos: rendimentos, oportunidades de trabalho pago e proteção social, por exemplo, pensões ou outros subsídios.

Tecnologia

Consiste no aceso e uso da tecnologia, incluindo computadores, telemóveis e outras aplicações – rede sociais, e-communication, e-learning. Também se refere a tecnologias de assistência para a mobilidade ou para a apoio à autonomia, como, por exemplo, a teleassistência. 

Entre em Contacto

 

 

eu ptProjecto financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida neste sítio vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.