CURSO CINAGE – uma experiência muito pessoal de educação formal e de aprendizagem intergeracional
No âmbito do projeto CINAGE/Cinema Europeu para o Envelhecimento Ativo financiado pela Comissão Europeia, tenho vindo a realizar e a frequentar um curso CINAGE para educadores de adultos e aprendentes seniores. O curso pretende uma melhor compreeensão sobre diferentes políticas de envelhecimento ativo (OMS, OCDE e Comissão Europeia) e definições centradas em competências para o envelhecimento ativo, como aparecem em filmes Europeus.
Mas será que aparecem? A pesquisa realizada antes do curso CINAGE revelou que a idade maior ainda é retratada através de inúmeros estereótipos ligados à velhice (esquemas de pensamento primitivo), embora várias competências sejam necessárias para o envelhecimento ativo de hoje. Como sejam competências emocionais, cívicas, económicas e financeiras ou competências relacionadas com a saúde, com a aprendizagem e com a intergeracionalidade, entre outras. Todas são importantes para analisar o papel do cinema Europeu no sentido de incentivar as pessoas mais velhas a assumir uma variedade de novos papéis sociais na sociedade pós-moderna. Atualmente parece não haver uma grande interrupção na vida dos adultos maiores após a reforma, que continuam a viver as suas vidas em novas redes sociais que vão criando, aprendem...
As pessoas mais velhas podem aprender juntamente com pessoas mais jovens, se ambas as gerações assumirem papéis intermutáveis de professores e alunos. Através de aprendizagem mútua, recíproca e cooperativa, trocam saberes e criam novos conhecimentos em conjunto.
Um grupo de jovens estudantes da Academia de Teatro, Rádio, Cinema e Televisão da Universidade de Liubliana juntou-se a alunos mais velhos da Universidade da Terceira Idade da Eslovénia. Para eles, "ensinar" e, além disso, ensinar pessoas com mais de sessenta anos é uma experiência única e privilegiada, enquanto que para os alunos mais velhos fazer cinema é também, em maior ou menor escala, uma experiência totalmente nova. O que acontece quando diferentes grupos de "iniciantes" interage? Os alunos mais velhos trouxeram para este curso a sua experiência como o ensino de escrita criativa, de jornalismo, de educação de adultos, de didática, de pilotagem de um avião, de argumentista para TV, de investigador em ciências sociais, de ensino como professor universitário, de cinéfilo, etc. Alguns deles percebem francês ou italiano e falaram sobre as palestras de Deleuze sobre representação criativa e cinema, referiram realizadores de cinema específicos ou argumentistas e as suas técnicas diferenciadas, etc. Alguns tinham filmado um ou dois filmes educativos profissionais... Por outro lado os jovens estudantes da Academia de Teatro, Rádio, Cinema e Televisão têm vindo a oferecer os seus conhecimentos profissionais orientando o grupo na sua reflexão sobre a estrutura e a mensagem de curtas-metragens…