CINAGE nas notícias do Município de Liubliana
O envelhecimento ativo permite às pessoas idosas a oportunidade de realizar o seu potencial e contribuir ativamente para o seu ambiente. Neste caso, de que forma podem as pessoas mais velhas continuarem a estar totalmente integradas na sociedade após a reforma? Como é possível atenuar os estereótipos negativos e positivos sobre os idosos? Como podem os filmes contribuir para este objetivo.
O objetivo do projeto CINAGE é contribuir para melhorar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para os idosos, utilizando o cinema europeu como método de análise. Como foi observado por Miran ERIC os filmes europeus sobre o envelhecimento ativo e os idosos foram dirigidos pela jovem geração de realizadores e, portanto, todos eles estão cheios de estereótipos sobre os idosos. Então, como podemos filmar o envelhecimento ativo de forma a ter um efeito positivo sobre a imagem dos idosos? O cinema pode ser uma ferramenta para superar os estereótipos ou então para reforçar os estereótipos negativos? Porque é que o envelhecimento nos filmes é frequentemente mostrado de uma forma humorística? Por que os problemas e dificuldades da nova geração muitas vezes se refletem em filmes relacionados com pessoas mais velhas (parece que muitas vezes os jovens realizadores estão a projetar os problemas da sua geração e estereótipos dos idosos em filmes que retratam a vida de pessoas mais velhas)? Após o visionamento e análise dos 12 filmes europeus em termos de competências relacionadas com o envelhecimento ativo, serão estas e muitas outras perguntas do mesmo tipo que serão respondidas nos grupos focais, parte integrante da fase de pesquisa do projeto sobre políticas de envelhecimento ativo.Dušan Findeis e Miran Eric evidenciam que as conclusões relativas aos filmes europeus sobre as pessoas idosas, envelhecimento ativo e do contexto social do envelhecimento são emocionantes e diversificadas. Em última análise, todos as pessoas que assistem a filmes os experienciam de forma subjetiva.
Dušan Findeis apresentou o Clube de Cinema Intergeracional na Universidade da Terceira Idade em Ljubljana em parceria com a Associação de Estudantes da andragogia e pedagogia. O objetivo do clube é reunir jovens e seniores para assistirem, avaliarem e debaterem sobre filmes sobre os mesmos. Só desta forma podem os estereótipos sobre os jovens e os idosos serem transpostos.
Pode ler a notícia eslovena completa aqui.